Cirurgia de Artrodese

Realizada cirurgia de reconstrução da coluna cervical por meio de fixação (artrodese) em 3 níveis!

No caso em questão, a paciente apresentava-se com perda de força progressiva em braços e pernas nos últimos 2 anos, em consequência de grave compressão da medula espinhal por 3 hérnias de disco, que já estavam causando edema, inflamação e morte de neurônios na medula (mielopatia).
Procedimento realizado com auxílio de monitorização fisiológica intra-operatória para reduzir os riscos de lesões neurológicas durante o procedimento.
Paciente com evolução satisfatória no pós-operatório imediato.
Esperamos uma breve recuperação, sempre aliada à reabilitação física por meio de fisioterapia.

04/03/2020

Guilherme-Rossoni-Artrodese.jpg

Rizotomia por rádio frequência

Manhã reservada para tratamento da dor crônica.

Realizamos 2 procedimentos para controle da dor:
1) Bloqueio anestésico lombar (Infiltração) para tratamento de dor facetária (originada de artrose na coluna)
2) Bloqueio caudal – realizado por meio de uma injeção no hiato sacral (um espécie de canal) para tratamento de dor crônica nas costas com irradiação para as pernas secundária à fibrose das raízes nervosas (má cicatrização após cirurgias de coluna). Em ambos os casos são administrados remédios em alvos específicos para atingir o objetivo do alívio imediato e duradouro da dor. Somados à adequada reabilitação física, conseguem ter um sucesso superior à 90% no controle das crises de dor, evitando procedimentos cirúrgicos mais agressivos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com dor crônica.

27/01/2020

Cirurgia-blog.jpg

Endoscopia lombar

Começo de ano fazendo o que a gente mais gosta!

Realizamos 2 cirurgias endoscópicas da coluna lombar, para 2 doenças diferentes!
No primeiro caso fizemos a retirada de um cisto artrossinovial (produzido por processo inflamatório na coluna) e, no segundo caso, remoção de volumosa hérnia de disco no nível L5-S1.
Em ambos os casos, as raízes nervosas S1 à esquerda estavam sofrendo importante compressão, causando fortes dores lombares com irradiação para perna esquerda dos pacientes.
As duas cirurgias foram realizadas sem necessidade de anestesia geral (apenas sedação e anestesia local), com uma incisão < 1 cm e alta hospitalar poucas horas após o procedimento!

09/01/2020

Guilherme-Endoscopia-Lombar.jpg

Endoscopia de hérnia de disco

Hoje realizamos mais um caso de cirurgia endoscópica da coluna lombar para retirada de hérnia de disco.

Paciente com grande hérnia de disco L5-S1 causando dor intensa em perna direita e fraqueza no pé.
Submetida à procedimento endoscópico com menos de 1h de duração.
Paciente já encontra-se de alta e com melhora clínica completa após a cirurgia.

27/12/2019

Endoscopia-blog.jpg

Atendimento no Rio

Dia de atendimentos no consultório e de tratamento de dor crônica no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca e Ipanema).
Hoje foram realizados procedimentos para alívio das dores crônicas da coluna vertebral em três pacientes.

1°: Bloqueio cervical para controle de fortes dores cervicais originadas das facetas (artrose). Paciente não obteve nenhuma melhora com tratamento clínico prévio (remédios, repouso e fisioterapia).
2°: Bloqueio facetário lombar para alívio de lombalgia crônica em paciente também refratário ao tratamento conservador.
3°: Bloqueio peridural caudal (feito por meio de punção do sacro) para amenizar terríveis dores neuropáticas nas pernas (inflamação dos nervos lombares e sacrais) secundárias à fibrose provocada por cirurgia anterior na coluna lombar.
Todos procedimentos realizados sob anestesia local e com curta duração.
São excelentes opções para controle minimamente invasivo da dor!
Alta precoce, poucos minutos após o fim do procedimento, e com alta taxa de sucesso no controle imediato da dor!

09/12/2019

Cirurgia-na-Barra.jpg

Mielomeningocele

Contenção da medula

Cirurgia de urgência realizada em recém nascido com poucas horas de vida – Tratamento cirúrgico da Mielomeningocele Trata-se de uma falha no fechamento do tubo neural que compromete a medula, os arcos vertebrais e o manto cutâneo, localizando-se na linha média, em qualquer nível da coluna vertebral, tendo, no entanto, predileção pela região lombossacra, onde ocorrem 75% dos casos. A lesão pode estar completamente coberta por pele ou apresentar uma área de tecido róseo, ricamente vascularizado.

A causa é desconhecida, porém há evidências de que fatores como radiação, drogas, desnutrição e predisposição genética estão envolvidos.

O distúrbio produz disfunção de muitos órgãos e estruturas como flacidez de membros inferiores, pés tortos e subluxação dos quadris e incontinência urinária e fecal. O perímetro cefálico deve ser sempre aferido e também realizar a investigação dos sinais de hipertensão intracraniana, como fontanela tensa, abaulamento, crises convulsivas, tetania e olhar-de-sol poente (Nessa doença há grande risco de hidrocefalia – “acúmulo de água” na cabeça)

O tratamento é cirúrgico e o objetivo é a preservação e a proteção do tecido nervoso, com o fechamento do defeito cutâneo. Deve ser realizado imediatamente, principalmente quando há extravasamento de LCR devido ao risco de infecção do SNC.

30/11/2019

Desenvolvimento de novas habilidades

Cirurgia Endoscópica da Coluna

Treinamento prático para desenvolvimento das técnicas e conhecimentos adquiridos!

07/11/2019

Treinamento.jpg

Cranioplastia

Domingo também é dia de trabalhar!

Cirurgia de urgência: paciente vítima de traumatismo cranioencefálico durante partida de futebol (joelhada na cabeça). Sofreu uma fratura com afundamento da calota craniana na região frontal direita.
Submetido à correção cirúrgica da fratura-afundamento + reconstrução craniana com osso próprio e cimento cirúrgico!
Paciente encontra-se na uti em bom estado geral e sem sequelas.
Desejamos uma ótima e rápida recuperação!

03/11/2019

Jogador-frança-cranioplastia.jpg

Endoscopia

Paciente jovem com fortes dores lombares com irradiação para perna esquerda e prejuízo da força (“falhas na perna ao andar”) há mais de 2 anos.

Submetido à tratamento cirurgico de hernia de disco lombar L5-S1 à esquerda por endoscopia de coluna!
Técnica minimamente invasiva com incisão de 0,5cm (dois pontos!) e alta hospitalar cerca de 2h após o procedimento, com melhora completa do quadro clínico.

01/11/2019

Endoscopia-213.jpg
Logo quadrado
DR.
GUILHERME
ROSSONI

CRM-SP 161-136

CRM-ES 11.625

CRM-RJ 0115.109

NAS MINHAS REDES SOCIAIS DIVULGO AS ÚLTIMAS NOVIDADES SOBRE TRATAMENTOS.
ACOMPANHE!

CONSULTÓRIOS:

R. Apeninos, 930 - 14 º andar sala 144 Paraíso. SP, CEP: 04104-020

R. Restinga, 113 - Conjunto 1715 - Tatuapé, SP - CEP: 04104-020

R. Loefgreen, 1304 - Sala 31 - Vila Clementino, SP - CEP: 04040-001

Espirito Santo-ES

Av. Nossa Senhoar dos Navegantes, 955 - Enseada do Suá, Vitória - ES, CEP: 29050-335

Rio de Janeiro-RJ

Rua Voluntários da Pátria, 190 - Grupo 1012 e 1026 - Botafogo.